Política de Responsabilidade

A política de responsabilidade da Luma Plásticos possui os elementos essenciais que devem estar presentes nas relações da Luma Plásticos com todos os interessados. Através dos princípios da missão, visão e valores da Luma, o compromisso é de estender as diretrizes de Ética e Conduta para toda a nossa cadeia de relacionamentos, com o objetivo de explicar o posicionamento da empresa e contribuir para a construção de relações baseadas na ética, na confiança, na integridade e no respeito. A não observância das políticas de responsabilidade da Luma Plásticos sujeitará a aplicação das punições previstas nas normas internas da empresa e na legislação brasileira.

Diretrizes da Conduta e Ética da Luma

1) Responsabilidade dos diretores pelos cumprimentos das diretrizes de Ética e de Conduta: Na Luma é essencial que todos os profissionais respeitem e zelem pelo cumprimento das diretrizes explicitados nesta política de responsabilidade Luma Plásticos. Os profissionais em posição de liderança, são os responsáveis por disseminar e assegurar que as diretrizes orientem permanentemente as decisões tomadas em suas áreas e equipe de trabalho. Eles também devem demonstrar, em suas atitudes e comportamentos, que estão comprometidos com os nossos valores, criando um ambiente que estimule o cumprimento das diretrizes.

2) Valorização da Responsabilidade: Na Luma a exigência ao cumprimento das normas vigentes, soma-se ao estímulo a responsabilidade de seus colaboradores, que têm poder de arbítrio de não cumprir ordens que coloquem em risco a sua integridade ou a de terceiros, ou que causem danos à empresa, à sua imagem, ao seu patrimônio ou ao meio ambiente. Ninguém tem o direito de exigir que um profissional da Luma pratique atos ilegais ou infrações aos valores, princípios e diretrizes estabelecidos. Todos os profissionais da Luma têm o direito de obter esclarecimentos e manifestar sua preocupação sobre comportamentos impróprios no local de trabalho, quando considerados contrários as orientações das diretrizes.

3) Compromisso com a Eficiência e Rentabilidade: Na Luma, busca-se, permanentemente, o aumento da eficiência, da produtividade e da competitividade, realizando-se um constante gerenciamento dos riscos associados aos negócios, com o objetivo de agregar valor, proporcionando remuneração justa e compatível com o capital investido.

4) Compromisso com a Excelência: Na Luma, busca-se a excelência em todas as atividades e acreditamos que tudo sempre pode ser melhorado. A Luma quer que seus processos, produtos e serviços sejam reconhecidos como referências no setor de compósitos termofixos e termoplásticos.

5) Compromisso com a divulgação das Informações: Na Luma, há o compromisso de realizar a divulgação das informações de modo correto, consistente, exato, verdadeiro e completo.

6) Segurança das Informações: A Luma classifica as informações de uso interno como confidenciais, com o objetivo de garantir o uso correto e a proteção adequada de nossa base de informações. O uso, o compartilhamento e a divulgação de informações privativas da Luma, sobre processos, programas, tecnologias, tendências dos negócios e resultados ou trabalhos dentro da empresa, ficam restritos a autorização por escrito de seus diretores. Constitui falta grave a utilização ou divulgação não autorizada de qualquer informação, impressão ou produto gerado dentro da Luma.

7) Conflitos de Interesse: É dever de todos os profissionais que atuam dentro da Luma agir com integridade, evitando, durante suas atribuições, conflitos de interesse, reais ou aparentes, em seus relacionamentos pessoais e profissionais. Nesse sentido, o estabelecimento de relações e a realização de negociações com seus clientes, fornecedores e colaboradores, são baseados na transparência, no respeito de seus princípios éticos e na observação das melhores práticas do mercado.

8) Relações de Natureza Comercial de Compra e Venda: As negociações comerciais, devem sempre basear-se na seleção imparcial de fornecedores e na utilização de critérios de decisão estritamente técnicos e comerciais nos processos de compra e venda. A relação da Luma com seus fornecedores de materiais ou prestadores de serviços, devem contemplar os interesses legítimos dos envolvidos, não sendo admitidas vantagens indevidas, obtidas por meio de manipulação de informação, intimidação, coerção, coação, constrangimento ou a criação artificial de situações de dependência na outra parte envolvida, práticas de concorrência desleal ou situações caracterizadas como de Conflitos de Interesses com os negócios da Luma. Para assegurar a lisura, a isenção e a transparência em suas transações, a Luma veda a contratação de fornecedores que desobedeçam a legislação trabalhista vigente, forneçam produtos ou serviços sem segurança, não ofereçam treinamento e equipamentos de segurança aos seus funcionários ou utilizem trabalho infantil.

9) Trabalho Profissional fora da Luma: Na Luma, o exercício de outras atividades profissionais laborais, por seus funcionários, somente será aceito na hipótese de que não gere incompatibilidade de horário, prejuízo ao seu desempenho profissional e que não conflite com os negócios e interesses da Luma.

10) Relações de Parentesco entre os profissionais da empresa: Na Luma é permitido o trabalho de profissionais com relação de parentesco entre si, sendo que as contratações serão precedidas de processos de avaliação especializada, de forma a garantir a isenção e transparência nos processos de captação dos profissionais para atuarem na empresa.

11) Uso de recursos de propriedade da empresa: A Luma é proprietária do imóvel, das instalações, dos maquinários e equipamentos, veículos, informações, sistemas, processos e tecnologias desenvolvidas na empresa. Todos os profissionais têm o dever de proteger e preservar os ativos da empresa contra uso inadequado ou indevido, tratando-os com zelo e cuidado.

12) Uso de mídias eletrônicas: A Luma mantém política e normas específicas sobre o uso do correio eletrônico, e-mail, internet, intranet e de outras fontes eletrônicas de informação. É vedada a divulgação interna ou externa, de quaisquer mensagens contendo informações estranhas às atividades da empresa, entre outras, as relacionadas com a propagação de trotes, boatos, pornografia, comércio ou propaganda, inclusive de natureza político-partidária. Os celulares de uso particular não podem ser utilizados na linha de produção e devem ser desligados e guardados junto com os pertences no armário do profissional.

13) Propriedade intelectual e direito autoral: A Luma respeita os direitos autorais e a propriedade intelectual de terceiros, em relação a diversos materiais utilizados durante os trabalhos, e não permite o uso e disseminação de cópias não autorizadas, ou obtidas ilegalmente de quaisquer materiais, sistemas e softwares produzidos por terceiros.

14) Relacionamento com o Setor Público e Atividades Políticas: As relações da Luma com governantes ou autoridades públicas são sempre baseadas na transparência, de forma a assegurar a construção de relações íntegras, contributivas e sustentáveis com as autoridades dos poderes executivo, legislativo e judiciário. Como indústria, a Luma mantém posição de neutralidade e isenção em relação a candidatos, correntes ou partidos políticos. Os profissionais que atuam na Luma, quando participantes de atividades político-partidárias, o fazem em caráter estritamente pessoal, fora de seus horários e local de trabalho. Por esse motivo, na Luma, não é permitida a utilização de recursos, programas e serviços ou associação do nome Luma com atividades de natureza político-partidária.

15) Corrupção e favorecimento: A Luma repudia toda e qualquer forma de corrupção, favorecimento, extorsão e propina, em todos os níveis.

16) Publicidade, propaganda e concessão de patrocínios: A Luma se compromete a cumprir sua política de publicidade, não aprovando campanhas, peças publicitárias e concessão de patrocínios a eventos que estimulem o uso de bebidas alcoólicas, do tabaco e de drogas ilícitas, gerem exposição preconceituosa da criança e do adolescente, provoquem constrangimento, humilhação, exclusão ou exponham a vulnerabilidade de indivíduos e grupos, provoquem maus tratos aos animais, ou possam estimular ou induzir a danos ambientais.

17) Preconceito, discriminação e assédio: A Luma repudia toda e qualquer forma de preconceito, discriminação e assédio. Assume o compromisso de apurar e enfrentar situações de iniquidade, humilhação, exposição ao ridículo, intimidação, hostilidade e constrangimento, em consequência de cor, raça, sexo, origem étnica, língua, idade, condição econômica, nacionalidade, naturalidade, condição física, mental ou psíquica, parentesco, religião, orientação sexual, ideologia ou posicionamento político. Da mesma forma, compromete-se a impedir que privilégios se associem a categorias funcionais específicas, em razão de suas diferenças.

18) Saúde, segurança e qualidade de vida: Na Luma, existe a consciência de que o desempenho de seus colaboradores e profissionais está associado com a saúde, com a segurança, com a qualidade de vida de seus profissionais. A direção da Luma se compromete a proporcionar condições seguras de trabalho e a promover iniciativas educacionais que ampliem a percepção e a sensibilidade de todos os profissionais em relação a esses temas. Assim, todos os profissionais que atuam na Luma têm a responsabilidade de conhecer as normas internas de segurança, de usar corretamente os equipamentos de proteção e de demonstrar permanentemente atitudes de prevenção de acidentes. Nenhum profissional da Luma pode infringir as normas de segurança de trabalho e nenhuma tarefa deve ser executada sem condições de segurança. Constitui dever de cada um dos profissionais da Luma a comunicação de condições inseguras, desrespeito às regras de segurança ou de situações que podem colocar em risco a vida de qualquer pessoa.

19) Desenvolvimento e valorização profissional: Na Luma, o crescimento profissional está relacionado com o grau de contribuição e de comprometimento de cada profissional para o atingimento das metas e dos objetivos da empresa. A ascensão profissional na Luma baseia-se no mérito individual. Não são utilizados critérios de favorecimento ou discriminação de pessoas. Nos sistemas de avaliação de desempenho, são considerados exclusivamente critérios relacionados com o desempenho, potencial e competência profissional. A Luma valoriza as potencialidades de seus profissionais por aplicação de sistemas de remuneração, de acordo com as práticas do mercado.

20) Valorização da diversidade e da inclusão social: A Luma valoriza a diversidade e a inclusão social. Nesta direção, respeita as diferenças e se compromete com a adaptação em seus processos de trabalho, ambientes e equipamentos, com o objetivo de garantir a igualdade de condições. A Luma se compromete a implantar e manter sistema de gerenciamento de pessoal que incorpore esse posicionamento nas políticas de seleção, contratação, desenvolvimento, promoção, remuneração e desenvolvimento de pessoas.

21) Direito a livre associação e à negociação coletiva: A Luma reconhece a importância da busca permanente de harmonização dos interesses da empresa e de seus trabalhadores. A Luma apoia o direito à livre associação e à negociação coletiva e reconhece a legitimidade dos sindicatos.

22) Brindes e Presentes: Os profissionais da Luma devem recusar terminantemente, presentes ou favores que não respeitem os valores e princípios da empresa e as boas práticas de relacionamento comercial, existentes no país. Como parâmetro de avaliação, somente podem ser aceitos brindes e presentes promocionais que não tenham valor comercial, ou que possam ser revelados publicamente sem causar constrangimento à empresa e ao profissional.

23) Uso de álcool e drogas: Na Luma, trabalhar sobre o efeito de drogas ilegais ou do álcool é considerado falta grave, pois a empresa considera que o consumo de drogas ilegais ou o uso nocivo de bebidas alcoólicas compromete a saúde e o desempenho do profissional, expondo-o a riscos, prejudica o ambiente de trabalho e afeta toda a equipe. A Luma alerta ainda que o uso, o porte ou a comercialização de drogas ilegais, expõe o seu praticante às penas da legislação em vigor, podendo inclusive levar a rescisão do contrato de trabalho.

24) Participação Comunitária: A Luma, inserida no contexto social da comunidade, participa e incentiva a participação de seus profissionais na vida da comunidade e também participa de projetos sociais e culturais, que promovam o exercício da cidadania.

25) Disseminação das diretrizes da Política de Responsabilidade: A Luma tem o compromisso de disseminar as diretrizes de Conduta e Ética, explicitados neste documento. Para isto, promove a divulgação regular destas informações aos colaboradores através de reuniões, quadro de avisos, manual de integração dos colaboradores, etc., com o objetivo de capacitar e aplicar adequadamente as diretrizes definidas. Também têm o compromisso de divulgar e disseminar a política de responsabilidade, junto aos seus clientes e fornecedores, através do site: www.lumaplasticos.com.br. São mantidos canais de acesso abertos aos públicos interno e externo, para apresentação de críticas, sugestões, denúncias e reclamações de natureza ética, contábil e financeira. A Luma orienta os seus profissionais para disponibilizarem prontamente os documentos e as evidências que auxiliem em avaliações relacionadas a infrações as diretrizes desta política, repudiando quaisquer ações que contribuam para impedir, dificultar ou obstruir a averiguação de eventuais transgressões.

26) Fiscalização e ações do controle dos livros e registros contábeis: A Luma tem o compromisso de registrar seus relatórios e balanços de modo correto, consistente, exato, verdadeiro e completo, em grau de detalhamento e contextualização que assegure a transparência inerente à situação considerada. Tem o compromisso ainda de disponibilizar seus livros às auditorias e aos órgãos públicos.

27) Fiscalização e Ação do Poder Público: A Luma atenderá e contribuirá com qualquer ação de fiscalização e verificação de práticas de fiscalização provenientes do Poder Público.

28) Política de escalação sobre ética (política de delação): A Luma repudia que funcionários envolvam-se em atos irregulares, fraudulentos ou de corrupção. Espera-se que os mesmos atuem com honestidade, transparência, integridade e respeito para que a empresa busque a excelência em sua gestão, atingindo seus objetivos de negócios. A Luma encoraja seus funcionários a denunciarem qualquer suspeita de ato irregular, fraudulento ou de corrupção, garantindo o anonimato e não tolerando retaliações ou represálias aos mesmos. Informações contidas nas denúncias são tratadas de forma sigilosa. As denúncias e reclamações podem ser feitas por qualquer colaborador, parceiro, cliente ou outro diretamente a Direção.

29) Relações com os clientes e partes interessadas: A disponibilização de canais de acesso expressa o compromisso da Luma Plásticos, com o cumprimento efetivo desta Política de Responsabilidade e fazem parte do Sistema de Gestão da Luma.

A Luma repudia a prática da denúncia vazia, conspiratória ou vingativa. A denúncia é valorizada quando o profissional tiver conhecimento dos fatos, dados ou situações que possam prejudicar a empresa, seus colaboradores ou clientes. Quando de sua ocorrência, serão garantidos o anonimato e a apuração pela diretoria da Luma.

Como norma, não admite retaliações ou punições contra o profissional ou qualquer pessoa que apresente crítica, sugestões, denúncia ou reclamações. A Luma não aceitará atos contra profissionais que no cumprimento de seu dever, comuniquem uma preocupação através dos canais competentes definidos aqui.

A Luma mantém abertos os canais de comunicação para os recebimentos de reclamações, sugestões, críticas e denúncias, através dos canais abaixo.

A solicitação deve ser respondida em até 2 dias úteis e sendo assegurado ao seu colaborador e demais partes interessadas total sigilo e confidencialidade.

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